quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Secretário Mainardi entregou unidade da inspetoria em Boa Vista do Buricá

A modernização das Inspetorias de Defesa Agropecuária em Boa Vista do Buricá e Três de Maio, no Noroeste do Estado, são os exemplos mais recentes da atenção que o Governo do Estado dá à defesa sanitária e à qualidade dos produtos comercializados e exportados pelo Rio Grande do Sul. Na tarde da quarta-feira,16 de outubro, o Secretário Estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi esteve entregando a Unidade da Inspetoria Veterinária de Boa Vista do Buricá. O ato contou com a Presença do Prefeito Municipal Dr. Antonio Mota, Secretários e lideranças de Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Nova Candelária e região. "É o nosso papel: o compromisso com a mais importante indutora da economia gaúcha, a agropecuária. É impossível pensar no futuro sem ter uma defesa agropecuária que garanta a sanidade e a qualidade dos produtos que consumimos e vendemos", afirmou o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. "Estamos pensando as cadeias produtivas de forma integrada. A sanidade atinge todas elas. Não há como ter excelência na produção de alimentos sem o efetivo trabalho em sanidade", complementou. A cadeia do leite para as duas cidades é o principal fator de desenvolvimento econômico e social. Em Três de Maio, por exemplo, a produção diária chega a 600 mil litros.
Com o incremento de quadro módulos da empresa BRF, o número será mais do que duplicado, atingindo 1,4 milhão de litros por dia. Para Mainardi, controlar e depois erradicar a brucelose e a tuberculose são os primeiros objetivos. "Se colocamos o desafio de duplicar em dez anos a produção de leite, de 10 para 20 milhões de litros dia, dos quais 15 milhões poderão ser exportados, não tem como atingir esses mercados sem um produto saneado e de alta qualidade", garantiu Mainardi. À região, o secretário sugeriu investir na industrialização do leite em pó. "Este, nos próximos 20 anos, será o produto mais exportado no país". Por isso, afirmou, a Secretaria da Agricultura também está investindo no programa Dissemina que, em parceria com os municípios, pretende levar genética às propriedades que ainda não tem acesso à tecnologia. Até o ano que vem, mais de 200 municípios contarão com o programa. Eles receberão veículo equipado com botijão de nitrogênio e as doses, estas gratuitas. Os técnicos contratados pelas prefeituras já estão sendo treinados pela Seapa. Modernizações e sanidade A Secretaria da Agricultura, por meio do Plano de Modernização e Revitalização do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), está investindo R$ 60 milhões na reforma de prédios, aquisição de 368 novos veículos, 250 geladeiras, mais de 3,2 mil equipamentos de informática e 12,6 mil peças de mobiliário.
As medidas previnem a incidência de doenças, contribuem de forma preventiva com os programas de saúde pública e elevam a imagem internacional do Estado, fomentando a economia. Guia de Trânsito Animal online No avanço dos serviços oferecidos aos produtores, o Produtor Online, instrumento já implantado para descentralização do registro das informações, poderá ser acessado via internet de qualquer lugar, com login e senha, até o final do ano, segundo Mainardi. "Queremos que o produtor tenha facilidade e agilidade. Se ele precisar emitir uma Guia de Trânsito Animal (GTA) para uma venda a um vizinho, por exemplo, hoje ele tem de ir a uma inspetoria". Com o programa, o produtor já pode atualizar cadastro, consultar saldo, movimentações e confirmação dos animais recebidos, atuando inclusive como instrumento de gestão da propriedade rural e de inclusão digital. O próximo módulo, que deverá estar liberado até o início do próximo ano, possibilitará a emissão de Guia de Trânsito Animal também pela internet. A agilidade permitirá ao agropecuarista, se quiser, não ir mais até uma Inspetoria Veterinária toda a vez que vender animais de sua propriedade. A modernização renova o ambiente e entrega aos produtores e funcionários espaço confortável e funcional de forma padronizada.
Fonte: Assessoria de Imprensa